Atividade 1 - Quem sou como professor e aprendiz?
Sou professora a 10 anos, já ensinei desde a alfabetização até o ensino médio e toda vez que vou fazer um plano de aula me questiono quanto ao interesse dos alunos pelas minhas aulas, pela disciplina e pelo trabalho proposto. A algum tempo tenho notado que por lecionar Língua Inglesa, o interesse dos alunos aumenta a proporção que são estimulados.
Sendo assim procuro despertar a curiosidade deles por uma segunda língua, mostro a necessidade desta para a sua formação e para isso utilizo diversos atrativos: TV pen drive, projetor multimídia, som, vídeos, revistas, entrevistas, entre outros meios, para assim envolve-los. Com todo esse leque de possibilidades a interação é constante, afinal, busco novas idéias a partir do retorno que tenho nas aulas, dos comentários feitos por eles sobre as aulas e os assuntos e da observação que faço do interesse e do entusiasmo.
A partir dessas anotações, como os planos são flexíveis, a cada aula reflito e refaço-os (se necessário) para conseguir resultado positivo e me sentir bem no que faço. Desta forma, aprendi a observar os outros e tenho mudado cada vez mais a minha postura enquanto professora, aprendo muito a cada dia: com os alunos, com os meus colegas de trabalho, nos cursos de capacitação, afinal o conhecimento não é estanque e, quando bem aproveitada, qualquer palavra se torna aprendizado.
E, por conseguinte, sinto-me bem comigo e com meus alunos, que também sentem-se bem com a disciplina e melhoram o rendimento, com isso melhoro a cada dia e tenho estímulo para continuar trabalhando em prol deles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário