quinta-feira, 22 de outubro de 2009

I Unidade

Atividade 5 – Aprendizagens significativas e o uso de TIC no trabalho por projetos



TEMA: O Escritor de todos os tempos – Jorge Amado
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:

• História;
• Português;
• Língua Inglesa;
• Artes;
• Relações Humanas.


CONTEÚDOS:
• Biografia do autor;
• Estudo de várias obras;
• Racismo;
• Preconceito;
• Contexto histórico sócio-cultural da época.


NÚMEROS DE ALUNOS E PROFESSORES ENVOLVIDOS:
• Os alunos 7ª e 8ª série ensino fundamental II;
• Professores das referidas disciplinas.


TECNOLOGIAS E MÍDIAS UTILIZADAS:
• Editor de textos como Word;
• Acesso a Internet;
• Data show – para apresentações de slides;
• DVD e filmes;
• Computador;


DURAÇÃO:
• Uma unidade – dois meses.


ATITUDES DOS ALUNOS:
      Os alunos mantiveram-se interessados pelo tema desde o início do projeto por ser um escritor baiano que retrata o cotidiano de maneira simples, ficaram entusiasmados com a utilização dos vários recursos tecnológicos, principalmente por que foram eles que construíram a biografia do autor através de pesquisas na Internet e selecionando o que acharam de mais importante. Escolheram diversos trabalhos e também pesquisaram para apresentação em sala, em forma de painel.


PRODUÇÃO DOS ALUNOS:
     Com auxílio dos professores produziram um trabalho escrito exposto em painel na área da escola, apresentaram slides com fotos e comentários sobre s obras.


DIFICULDADES:
      A deficiência no acesso a Internet “muito lenta”, alguns computadores com problemas, falta de colaboração por parte de alguns colegas de trabalhos.

http://agnazare.ccems.pt/.../imagens/jorge_amado.jpg

I Unidade

Atividade 4 – O uso de tecnologias e mídias digitais em sala de aula: Roteiro de aula interdisciplinar envolvendo inglês, matemática e geografia para a 6ª série do ensino fundamental.

Vídeo escolhido: S.O.S Amazônia disponível no endereço http://www.youtube.com/watch?v=r_rBkPwSsJA
Este vídeo trata da preservação da Floresta Amazônica, traz cenas do corte ilegal de madeira, do turismo desordenado dentre outras.
Tempo de duração: 1´33´´
Tipo de vídeo: clip com fotos
Área do conhecimento: Geografia, Matemática e Inglês.
Objetivos:
Geral: Despertar a consciência do educando para a importância da Floresta Amazônica como “pulmão do mundo”, responsável pela sobrevivência dos seres vivos.
Específicos:
01. Mostrar a importância da preservação para manter o equilíbrio climático;
02. Apresentar o percentual de desmatamento da Floresta Amazônica;
03. Expor as partes da planta e animais nativos da Floresta Amazônica utilizando a língua inglesa.
Nível/Série: Fundamental II/ 6ª Série
Proposta/Ações:

  1. Discussão prévia sobre o tema desmatamento, colhendo da classe experiências e opiniões referente ao assunto abordado;


  2. Apresentação e análise do filme;


  3. Trabalhar porcentagem da quantidade de desmatamento da Floresta Amazônica;


  4. Apresentar as partes da planta através de gravuras e escrever cada parte em Inglês;


  5. Relacionar em cartaz animais nativos da Floresta e traduzir para o inglês.

Obs. Profissionais de outras disciplinas também podem usar o vídeo.



I Unidade





Atividade 1 - Quem sou como professor e aprendiz?

         Sou professora a 10 anos, já ensinei desde a alfabetização até o ensino médio e toda vez que vou fazer um plano de aula me questiono quanto ao interesse dos alunos pelas minhas aulas, pela disciplina e pelo trabalho proposto. A algum tempo tenho notado que por lecionar Língua Inglesa, o interesse dos alunos aumenta a proporção que são estimulados.
        Sendo assim procuro despertar a curiosidade deles por uma segunda língua, mostro a necessidade desta para a sua formação e para isso utilizo diversos atrativos: TV pen drive, projetor multimídia, som, vídeos, revistas, entrevistas, entre outros meios, para assim envolve-los. Com todo esse leque de possibilidades a interação é constante, afinal, busco novas idéias a partir do retorno que tenho nas aulas, dos comentários feitos por eles sobre as aulas e os assuntos e da observação que faço do interesse e do entusiasmo.
       A partir dessas anotações, como os planos são flexíveis, a cada aula reflito e refaço-os (se necessário) para conseguir resultado positivo e me sentir bem no que faço. Desta forma, aprendi a observar os outros e tenho mudado cada vez mais a minha postura enquanto professora, aprendo muito a cada dia: com os alunos, com os meus colegas de trabalho, nos cursos de capacitação, afinal o conhecimento não é estanque e, quando bem aproveitada, qualquer palavra se torna aprendizado.
      E, por conseguinte, sinto-me bem comigo e com meus alunos, que também sentem-se bem com a disciplina e melhoram o rendimento, com isso melhoro a cada dia e tenho estímulo para continuar trabalhando em prol deles.

Diante de tanto aparato tecnológico devemos nos capacitar para tornarmo-nos "experts" num assunto que o nosso alunado já domina de forma impressionante.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

II Unidade




      Texto de formato digital que agrega outros conjuntos de informações em forma de textos, imagens, sons, dentre outros, através dos links.
      Na utilização do hipertexto temos mais agilidade e precisão, podemos criar nossos próprios conceitos e textos interagindo com outros de forma não linear.
     “O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e
explícita.” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto)

     “Trabalhar com hipertexto leva o aluno a produção de textos e traz como vantagens a construção do conhecimento de forma dinâmica e inserindo o aluno e o processo educativo no mundo
digital.” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto)
    Ou seja, desta forma o aluno se sente autor do seu conhecimento, tornando a aprendizagem mais significativa.